Como organizar prateleiras da sua farmácia!

Como organizar prateleiras da sua farmácia!

Toda loja precisa se preocupar com a organização estratégia dos seus produtos nas prateleiras, para captar a atenção de seus clientes e influenciar positivamente o consumo. Por isso iremos te mostrar como organizar prateleiras.

Nas farmácias, são encontrados uma grande diversidade de medicamentos e produtos de diferentes fabricantes, setores e finalidades. Por isso, uma disposição correta desses itens pode promover uma maior visibilidade do produto e acelerar o giro das mercadorias no estoque.

No entanto, farmácias e drogarias apresentam certa legislação para comercialização de seus produtos. Sendo que medicamentos de uso controlado e com a necessidade de receita não podem ficar à disposição dos clientes. Sendo assim, continue lendo para descobrir como organizar prateleiras da sua farmácia!

Como funciona a legislação para organização dos produtos nas farmácia?

A legislação brasileira prevê que alguns produtos não podem ficar à disposição dos clientes para livre acesso. Como é o caso dos medicamentos controlados que necessitam de receita.

Estes tipos de medicamento devem ser acomodados em locais mais específicos, com acesso totalmente restrito aos funcionários.

Sugere-se que sejam alocados no fundo da loja e atrás dos balcões dos funcionários.

Para organizá-los nas prateleiras o recomendado é que:

●     Sejam agrupados de acordo com o laboratório;
●     Organizar por ordem alfabética;
●     Separá-los de acordo com a patologia (dor, febre, gripe, xaropes, etc.).

Como organizar produtos de usos gerais?

É importante que exista certa padronização na distribuição dos produtos em uma farmácia. O ideal é que sejam agrupados por setores, como por exemplo alocar produtos destinados a higiene capilar em uma só prateleira.

Todas as mercadorias devem estar com os preços devidamente marcados, de forma que facilite a identificação para o cliente. Além disso, quando um consumidor olha um produto, mas não encontra o preço, aumenta as chances de que ele não compre.

Produtos que tem maior índice de venda, podem ser colocados na parte mais funda da loja, fazendo com que o cliente de uma olhada em outros produtos antes de chegar ao que ele quer.

O modo em que os produtos serão arrumados nas prateleiras devem seguir uma estratégia concreta. Por isso, separamos algumas dicas sobre como arrumar prateleiras.

Como organizar prateleiras da farmácia de forma estratégica?

Toda loja possui como principal objetivo a rotatividade de seus produtos, evitando que fiquem parados por muito tempo nas prateleiras.

Sendo assim, o modo como as prateleiras são organizadas e a distribuição das mercadorias nelas podem contar bastante.

O segredo para posicionar os produtos é conhecer os níveis de altura e como distribuir os produtos estrategicamente nos seguintes níveis:

●        Acima da cabeça: produtos distribuídos em prateleiras fora do alcance de visão dos consumidores, dificilmente serão comprados, por isso o ideal é colocar produtos que possuem menor interesse ou lucratividade neste nível.

●        Altura dos olhos: neste nível as mercadorias ganham mais visibilidade dos clientes, podendo tornar as vendas mais lucrativas e aumentar as compras por impulso. Posicione aqui as mercadorias de maior lucratividade.

●        Linha da cintura: Este nível não é muito visível para os consumidores por estar fora do campo de visão. Coloque aqui os produtos mais baratos e os mais procurados, assim mesmo que não estejam visivelmente posicionados os consumidores tendem a procurar da mesma forma por serem produtos essências.

●        Linha do chão: O chão deve ser reservado para produtos mais pesados, por mais que não esteja fora do campo de visão do cliente, ele vai saber exatamente onde procurar se o que ele precisa é algo mais pesado.

Como organizar prateleiras para um ambiente mais agradável?

A disposição dos produtos nas prateleiras deve ser de modo a tornar o ambiente mais agradável e dinâmico possível para o cliente.

Outra dica importante é distribuir as mercadorias na forma vertical. Esta estratégia pode permitir um maior impacto visual no cliente. Isto porque ficará muito mais fácil do consumidor visualizar uma maior variedade de produtos.

Agora que você aprendeu tudo sobre como organizar prateleiras, acesse nosso artigo sobre Treinamento de vendas: o que é e como aplicar na sua farmácia! e aumente as suas vendas!

Autor:

Amaro França

Consultor Empresarial e Treinador de Equipes.

amaro.franca@b2bpharma.com

(11) 98015-1212