► E-commerce para farmácia: das redes sociais ao delivery

► E-commerce para farmácia: das redes sociais ao delivery


Como o e-commerce para farmácia pode alavancar o seu negócio + marketing digital, dicas para redes sociais e sistema para loja virtual e delivery. 
Descubra como o e-commerce para farmácia ajuda a promover o faturamento do seu negócio, acompanhe ideias de marketing para redes sociais e descubra como montar a sua loja online e seu sistema de delivery.

E-commerce para farmácia: do marketing digital ao delivery

Você sabia que o e-commerce para farmácia teve um crescimento médio de 90,4% ao mês quando comparamos os meses de 2020 aos de 2019?

o varejo farmacêutico teve um crescimento médio de 15,4% ao mês (quando comparado ao mesmo período do ano anterior) e teve como destaque os meses de novembro e dezembro que apresentaram um crescimento de 23,9% e 25,3%, respectivamente.

Esses dados são da IQVIA, uma multinacional americana que audita o mercado farmacêutico no Brasil e no mundo.

Dado o momento que temos vivido, sabemos que o crescimento do e-commerce para farmácias tem relação com o cenário da pandemia do novo Coronavírus. Mas, ainda que esse cenário comece a se tranquilizar, o e-commerce veio para ficar!

Uma pesquisa realizada pela Criteo revelou que 56% dos consumidores fizeram sua primeira compra em um e-commerce durante a pandemia e que 94% deles pretendem manter esse hábito mesmo após a abertura total do comércio. 

Por isso, o investimento no e-commerce para farmácias e drogarias já não é mais uma “opção a ser considerada”, mas uma necessidade àquelas farmácias que querem sobreviver num mercado tão competitivo.

Hoje, te explicamos os principais conceitos do marketing digital para farmácia e como você pode começar a aplicá-lo para aumentar o faturamento da sua loja física e virtual. 

Acompanhe a leitura e saiba, também, como montar a sua farmácia online totalmente personalizada com apenas alguns cliques

Vamos lá? 

O que é o marketing digital para farmácia?

O marketing digital para farmácias é um conjunto de estratégias que visa a promoção de estabelecimentos farmacêuticos na internet. E, dentro dessas estratégias, temos o que conhecemos por outbound marketing e inbound marketing. 

No outbound marketing (também conhecido como marketing “tradicional”), a prospecção de clientes se dá de forma ativa, ou seja, a marca promove seu conceito e produtos para converter um potencial cliente em cliente.

Entretanto, não há, necessariamente, uma intenção em despertar o interesse verdadeiro do cliente pelo seu produto. O objetivo é a venda!

o inbound marketing segue uma sequência lógica de atração de clientes que chamamos “funil de vendas” (ou “pipeline” e, ainda, “jornada do cliente”). Nesse modelo de marketing, os clientes são atraídos para a marca através dos seus reais interesses. 

Com isso, podemos afirmar que através do funil de vendas, as marcas buscam apenas aqueles clientes que realmente necessitam dos seus produtos. Ou, ainda, quando querem aumentar suas vendas, fazem isso criando uma necessidade nos potenciais clientes.

Em resumo, o outbound marketing atua mostrando seus produtos e dizendo que as pessoas precisam deles. Já o inbound marketing cria um funil estratégico, onde os potenciais clientes descobrem uma necessidade, entendem como solucioná-la, descobrem que a marca tem a solução e se convertem em clientes.

Se você ainda não entendeu muito bem como diferenciar os 2 tipos de marketing, tome nota:

  • quando a marca paga para chegar até você, isso é outbound (“saída” – a marca vai até o seu encontro);
  • se você encontra a marca através das suas pesquisas, isso é inbound (“entrada” – você chega até a marca).

Inbound Marketing para farmácias

No marketing digital para farmácias e drogarias, a estratégia mais comum é a do inbound marketing. 

Mas não se engane! Que o cliente encontre a marca através de pesquisas na internet, não significa que ela não tenha trabalho. Na verdade, o trabalho do inbound é ainda mais difícil do quando comparado ao do outbound. 

Mas, ao mesmo tempo, uma campanha realizada pelo inbound marketing não costuma ser tão onerosa quanto àquelas realizadas pelo marketing tradicional. Afinal, o inbound marketing não faz VTs para televisão, rádios e, tampouco, publicações em jornais e revistas. 

O valor que sua marca pagaria por 30 segundos de propaganda ou publicidade na televisão é suficiente para pagar uma equipe de marketing por meses e até anos!

Mas… então como os potenciais clientes encontram as marcas?

Através de estratégias de SEO local que impulsionam seu Google Meu Negócio, suas páginas e redes sociais para as pesquisas relacionadas à sua farmácia ou drogaria em determinada região. 

O marketing farmacêutico não fica estagnado nas fachadas e vitrines da sua farmácia e, tampouco, nos folders de ofertas.

Quer saber mais sobre como utilizar a internet para impulsionar a sua farmácia ou drogaria? Então confira: ► Como fazer marketing digital para farmácia? Dicas práticas!

Redes sociais para farmácia: esteja onde seus clientes estão!

Segundo um estudo do We Are Social e da Hootsuite, o Instagram possui 95 milhões de usuários ativos no Brasil e é a 4ª maior rede social no país. Já uma análise realizada pela Kepios constatou que a cada segundo 14 pessoas começam a utilizar uma rede social pela 1ª vez. Esses dados são referentes a 2020.

Mas o que isso quer dizer?

Que os seus clientes atuais e futuros estão nas redes sociais, e que seu negócio precisa estar onde eles estão!

Quando pensamos em redes sociais para farmácia, podemos divagar entre as funções de cada uma. Mas, para irmos direto ao ponto, Instagram, Facebook e WhatsApp Business são aquelas que valem o investimento de tempo e que podem prover retorno financeiro ao seu negócio.

Ainda que redes sociais como Tik Tok, Kwai, Twitter, Pinterest etc. estejam em constante crescimento, elas não apresentam ferramentas interessantes ao varejo farmacêutico.

Mas se você está se perguntando como o Instagram, Facebook e WhatsApp Business podem ajudar a sua farmácia ou drogaria, vamos lá!

WhatsApp Business

Pode ser utilizado em todo o funil de vendas: pré-venda, venda e pós-venda. Pode ser utilizado como canal de comunicação entre seus clientes e sua farmácia e gerar um relacionamento mais próximo e duradouro com eles se bem administrado. 

Também pode ser utilizado para criar listas de transmissão para divulgar as ofertas da sua farmácia.

Entretanto, não é a melhor opção quando tratamos de vendas online para farmácias e drogarias. Isso porque a plataforma não conta com um sistema que se integre ao ERP da sua farmácia. Por isso, uma plataforma de loja virtual para farmácia sempre será a melhor opção e a que mais trará retorno financeiro quando o tema é vender online. 

Instagram

Por ser uma das redes sociais que mais cresce no mundo, o Instagram é parada obrigatória para farmácia e drogarias, já que possui ferramentas que podem ser utilizadas por gestores, farmacêuticos e atendentes de farmácia.

No Instagram, através dos Stories, seus funcionários podem fazer a divulgação das ofertas do dia e enquetes relacionadas ao seu negócio para engajar seus clientes com a sua marca.

Lembre que se seus clientes, ou potenciais clientes, visualizarem constantemente a sua marca, quando eles precisarem recorrer a uma farmácia ou drogaria, lembrarão dela.

Além de mostrar a rotina da farmácia e as promoções do dia, você também pode utilizar o Instagram para divulgar os seus produtos de perfumaria da farmácia.

Você sabia que só 16% dos clientes veem a farmácia como um “ambiente de saúde”? 

Esse dado da ICTQ só confirma que farmácias e drogarias têm muito mais espaço online se deixam de se comportar apenas como uma “loja de medicamentos”. 

Farmácias e drogarias podem chegar a ter um catálogo com mais de 25.000 produtos diferentes e, entre eles, linhas de cosméticos, perfumes, higiene pessoal, infantil, conveniência etc. tudo para aumentar seu ticket médio e faturamento mensal!

Confira também: ► 26 produtos de perfumaria mais vendidos em farmácia

Facebook

O Facebook pode ser utilizado seguindo a mesma estratégia do Instagram, afinal, suas ferramentas são muito parecidas.

Inclusive, se sua farmácia ou drogaria não dispuser de um(a) funcionário(a) que possa cuidar exclusivamente dos canais digitais da sua farmácia, você pode integrar as duas redes sociais para que o Facebook republique tudo o que for publicado no seu Instagram (feed e stories).

A vantagem do Facebook é que ele permite links nas postagens, diferente do Instagram onde se avisa sobre o “link na bio” e, às vezes, precisa de um Linktree para organizar vários links distintos. 

Para saber mais sobre esse assunto, confira: ► Como aumentar as vendas da farmácia pelas redes sociais.

E-commerce para farmácia e redes sociais: qual a relação?

Dificilmente, uma loja virtual para farmácia consegue se promover sozinha. Como vimos, o investimento em SEO local é um dos recursos que podem ser utilizados para que as pesquisas dos seus potenciais clientes retornem a sua marca como resultado.

Mas como as redes sociais podem ajudar a divulgar sua farmácia online?

Criando posts onde seus clientes possam interagir com a sua marca. Confira algumas ideias de marketing para farmácias e drogarias que podem ser aplicadas nas redes sociais:

Bula

Crie um carrossel de imagens onde a primeira foto mostra o nome de um medicamento muito utilizado; na segunda imagem coloque as indicações e na terceira as contraindicações. Isso funciona como uma espécie de bula e faz seus clientes começarem a entender para que serve cada medicamento. Mas lembre-se sempre de reforçar que eles devem exigir e ler a bula, além de conversar com um médico ou com o farmacêutico antes de utilizar o remédio.

Medicamentos da estação

Crie posts falando sobre problemas comuns que as estações trazem (gripes e resfriados no inverno, rinite na primavera etc.) e medicamentos isentos de prescrição médica que podem ser utilizados apenas com a orientação do farmacêutico. Fale sobre quais sintomas eles tratam, contra-indicações, e reforce a leitura da bula. 

Tendências de perfumaria do momento

Mostre os produtos que são tendência no momento; aqueles produtos divulgados pelas influencers: maquiagens, cosméticos, loções hidratantes etc. Reforce aos seus clientes como a sua farmácia ou drogaria pode oferecê-los muito mais do que apenas remédios.

Posts para faixas etárias

Crie posts sobre o que sua farmácia pode oferecer às diferentes faixas etárias e suas necessidades. Mostre itens da linha infantil (mamadeiras, chupetas, mordedores etc.), correlatos para idosos (maquininhas de medir pressão arterial, glicemia etc.), vitaminas para todas as idades… Este é um dos temas que mais pode ser explorado.

Rotina e mudanças

Mostre os bastidores da sua farmácia, mas apenas aquilo que apareça muito bem organizado. Mostre também quais mudanças são realizadas na loja para atender melhor os clientes e como eles podem se sentir bem no seu estabelecimento. Essa é uma estratégia muito utilizada para criar vínculos entre seus clientes, seus funcionários e sua marca. E o melhor é que ela funciona!

Essas são apenas algumas ideias de marketing e posts para farmácia que você pode aplicar nas suas redes sociais. 

Você percebeu como todas elas induzem a compra dos medicamentos, correlatos e itens de perfumaria?

É aí que está a relação delas com o seu e-commerce para farmácia! A loja virtual da sua farmácia vai ter um crescimento enorme quando seus clientes começarem a vê-la mais como uma loja onde se vende qualquer item relacionado à saúde e ao bem-estar ao invés de apenas medicamentos. 

Você também pode se interessar por: ► Como agregar vendas em farmácia: 6 ideias infalíveis!

E-commerce para farmácia e delivery: vale a pena investir?

“Avião sem asa

Fogueira sem brasa

Sou eu assim sem você

Futebol sem bola

Piu-piu sem Frajola

Sou eu assim sem você…” 

Lembra dessa música?  Pois é… ela funciona no caso do e-commerce para farmácia sem delivery também!

A possibilidade de comprar na internet facilitou muito a vida de milhões de pessoas, mas vale a pena comprar online se você não recebe o produto em casa?

Em alguns casos sim… quando você precisa reservar um produto muito concorrido ou quando o estabelecimento tem filas longas e comprar na loja poderia ser um processo lento. 

Então, nesses casos valeria a pena comprar na internet e passar na loja apenas para retirar o produto.

Mas vale a pena comprar na farmácia online e ir até a loja física retirar sua compra?

Podemos combinar que não faz muito sentido quando todos os produtos de uma farmácia ou drogaria não são escassos. Então, se você quer que um e-commerce para farmácia funcione, é preciso ofertar um delivery para que seus clientes possam receber suas compras sem sair de casa. 

Portanto, respondendo à nossa pergunta: vale a pena sim investir no e-commerce para farmácia e no delivery. 

E aqui não tem “mas”, nem “porém” e, tampouco, “entretanto”. O investimento nessas estratégias de negócio só tende a promover e aumentar o faturamento do seu negócio.

Invista no e-commerce para farmácia

Uma loja virtual para farmácia vende seus produtos sem que um vendedor seja requisitado; não há oneração sobre folha de pagamento para que seus produtos sejam vendidos na internet; qualquer atualização de preços é feita em segundos; todo o processo é automatizado…

Não precisamos seguir listando benefícios, não é mesmo!?

Quando sua farmácia oferta uma boa plataforma de compras online aos seus clientes e soma isso a um excelente delivery, a retenção e fidelização de clientes se tornam muito maiores!

Você sabia que 40% dos clientes compram mais de empresas que oferecem uma boa experiência de compra aos clientes? 

Isso é o que revelou um estudo feito pela CMO Council. Por isso, focar em boas experiências no e-commerce para farmácia e no delivery é a chave certa para aumentar o seu faturamento. 

Saiba mais sobre esse tema em: ► 8 Dicas para um delivery de farmácia perfeito!

Como montar um e-commerce para farmácias

Montar um e-commerce para farmácia é um processo muito simples e barato! 

Mas se você não sabe como começar ou onde encontrar uma plataforma que lhe ajude, este pode ser um processo lento, dispendioso e cheio de “vai e volta”. 

Montar uma loja virtual unicamente para a sua farmácia pode chegar a custar dezenas de milhares de reais se você precisar contratar programadores, UX designers, UX writers, hospedagem na nuvem etc.

Mas calma! Esse processo só é difícil para aqueles que não sabem por onde começar e acabam buscando alternativas que não cabem no orçamento da sua farmácia ou drogaria.

Afinal, investir no e-commerce para farmácia e em um sistema de delivery tem que ser algo que complemente o fluxo de caixa do seu negócio ao invés de comprometê-lo. 

Por isso, te apresentamos a MyPharma!

Conheça a MyPharma: solução para loja virtual e delivery de farmácias e drogarias

A MyPharma é uma plataforma de lojas virtuais para farmácias e drogarias que possui centenas de clientes em todos os estados do Brasil. 

Com a solução deles, é possível montar um e-commerce para farmácia em poucos cliques. Além disso, a loja virtual é 100% customizável para as cores, logomarca e informações da sua farmácia.

Com a MyPharma, seus clientes podem fazer suas compras na sua farmácia online, ou no aplicativo exclusivo da sua farmácia, e receber seus pedidos em casa através do sistema de delivery ofertado junto à plataforma. 

Vantagens da MyPharma

Confira algumas das vantagens de contar com a MyPharma na sua farmácia ou drogaria:

  • redução de custos;
  • aumento das vendas;
  • atração, retenção e fidelização de clientes;
  • simplificação dos processos;
  • base completa com mais de 40 mil itens já cadastrados com foto, descrição, imagem, código de barras etc.;
  • hospedagem integrada;
  • loja virtual responsiva a dispositivos móveis;
  • busca inteligente – seus clientes podem digitar errado e a plataforma entende o que estão buscando;
  • diversas formas de pagamento online;
  • configurações para delivery e retirada no balcão;
  • otimização para o Google com SEO local;
  • gestão de catálogo;
  • integração com WhatsApp e chat;
  • suporte premium; 
  • preços acessíveis até às farmácias totalmente independentes; etc.

Essas são apenas algumas das vantagens que a MyPharma oferece

Mas a melhor de todas é que, com apenas alguns cliques, a plataforma da MyPharma se integra ao seu sistema para farmácia da Sysfar e você já tem seu estoque disponibilizado para vendas também na internet.

Aquele processo que poderia ser demorado e custoso, se torna simples, rápido e barato quando você conta com a MyPharma!

Quer entender melhor como a MyPharma funciona? Então assista à demonstração abaixo

Para falar com um consultor da MyPharma pelo WhatsApp ou telefone clique neste link. Ou preencha o formulário abaixo que um deles entra em contato com você!

Conte com a Sysfar e com a MyPharma e boas vendas!