Treinamento de vendas: o que é e como aplicar na sua farmácia!

Treinamento de vendas: o que é e como aplicar na sua farmácia!

Com a alta competitividade do mercado atual, é mais do que necessário o treinamento de vendas para otimizar as técnicas de sua equipe. Ela deve conseguir demonstrar para o cliente que a sua farmácia é a melhor opção.

O treinamento de vendas é muito importante para o desenvolvimento da sua farmácia. Isso acontece porque quando você tem uma equipe despreparada, você está fadado à perda de dinheiro.

Uma equipe bem treinada pode ser o ato definitivo para o sucesso do seu negócio, pois ela aumentará seus números consideravelmente.

Por isso, ao longo desse artigo iremos explicar com detalhes o que é o treinamento de vendas e como aplicá-lo na prática. Continue acompanhando-o para saber mais.

O que é o treinamento de vendas?

O treinamento de vendas é a capacitação dos seus colaboradores, para que eles aprendam a vender de maneira correta e gerar mais resultados para o seu negócio.

Esse treinamento é muito importante para o crescimento da sua farmácia, pois será a partir dele que a sua equipe terá uma boa qualificação para gerar mais clientes e fechar vendas.

Imagine quantas vezes um cliente deixou de comprar algo em sua loja por um erro de comunicação, ou pelo cliente achar que a loja da esquina é melhor? Quando isso acontece, o erro não foi apenas da equipe de vendas, mas, da liderança também.

Por isso, como líder, você deve investir na capacitação dos seus colaboradores para gerar melhores resultados.

Como aplicá-lo na sua farmácia?

Para aplicar o treinamento de vendas na sua farmácia, é preciso identificar as necessidades do seu negócio, o que a sua empresa deseja alcançar e conhecer as dores e dificuldades da sua equipe. Por isso, é necessário definir algumas etapas para implementar o treinamento de vendas de maneira correta.

A seguir, separamos o passo a passo de como aplicar na prática.

Avalie o seu negócio

O primeiro passo para aplicá-lo na sua drogaria é avaliar o seu negócio, identificando os seus pontos fracos, fortes e conhecendo a sua equipe. Para isso, reúna com os seus colaboradores e verifique onde estão ocorrendo as maiores perdas de clientes.

Faça um planejamento

A próxima etapa para inserir o treinamento na sua empresa é fazer um planejamento. É Importante que você defina onde quer chegar com os treinamentos, e foque em um ponto fraco de cada vez para não sobrecarregar a sua equipe.

Nesta etapa, você também deve definir o instrutor para o seu treinamento de vendas. Como em todas as áreas, existem bons profissionais e outros nem tanto, invista no profissional certo para o melhor resultado.

Aplique o treinamento e avalie os resultados

Avaliar todos os resultados a curto, médio e longo prazo do treinamento é essencial para ter certeza que foi um investimento positivo.  Não se esqueça de dar o feedback para a sua equipe e elogia-los, assim os motivaram cada vez mais e aumentam seus resultados.

Além disso, você pode abrir espaço para comentários e opiniões da sua equipe, pois ela é o elo mais próximo do cliente, então, ninguém melhor para saber os pontos a serem mudados. Abra uma comunicação honesta, franca e livre de julgamentos com a sua equipe.

Quais são as técnicas aplicadas no treinamento?

Existem inúmeros tipos de técnicas aplicadas nos treinamentos. Cada tipo traz um resultado para o seu negócio, por isso, é importante conhecer ao menos as principais e ver qual está alinhada com os seus objetivos e com aquilo que a sua equipe tem maior dificuldade.

Sendo assim, a seguir separamos as principais técnicas:

  • Formação de Profissionais: a sua equipe deve ser treinada como profissionais de vendas, além de conhecerem os produtos da sua farmácia, eles devem conhecer as técnicas de vendas.
  • Gestão Profissional de Vendas: a sua equipe de gestão deve ser bem treinada, sabendo organizar todos os treinamentos e metas. E sempre utilizar técnicas de gestão para melhor desempenho da equipe.
  • Inbound Sales: como todo bom treinamento de vendas, este visa manter toda a equipe afinada com as tecnologias que podem auxiliar a potencializar as suas vendas.
  • Atendimento ao cliente: redes de farmácia lidam com clientes em todos os humores possíveis, uma excelente opção de treinamento de vendas é o atendimento ao cliente, para que a sua equipe saiba lidar com qualquer situação ocasionada por estes clientes de humor alterado.
  • Gatilhos mentais: gatilhos mentais é sem dúvidas uma das técnicas mais eficazes para o seu treinamento de vendas, utilizando esta técnica, sua equipe conseguirá a confiança do cliente rapidamente, potencializando as vendas.

Autor:

Amaro França

Consultor Empresarial e Treinador de Equipes.

amaro.franca@b2bpharma.com

(11) 98015-1212