Como manter a venda linear em sua farmácia?
Vender mais é sempre objetivo de todo comerciante, não é? Mas, e vender sempre?
Eu diria que vender sempre é tão importante quanto vender mais, pois, se uma farmácia não mantém uma venda linear, isso prejudica toda empresa. O foco é sempre pensar em manter uma curva linear e mantê-la subindo, mas, se ainda não é possível, comece trabalhando para evitar os altos e baixos.
Abaixo citarei algumas dicas importantes para que você coloque-as em prática hoje mesmo:
– Estoque:
Perdas, quantidades erradas, estoques excedentes, falta de classificação, compras sem planejamentos. Se a sua drogaria tem algum destes problemas, trabalhe para resolvê-los!
Aqui no blog demos várias dicas sobre esse tema. Pense o seguinte: Se sua drogaria não tem gestão de estoque como terá uma boa gestão de vendas?
Acesse este link para conferir.
– Clientes:
O Cliente compra com você há 20 anos, e ainda não têm o cadastro dele no sistema? Ou você só cadastra aqueles que compram fiado (a prazo)? Lembre-se: Vender fiado não é fidelizar, ok?
Poderíamos falar por horas sobre esse assunto − e aqui no blog temos vários posts falando sobre isso −, mas, inicie cadastrando seus clientes, e quem vender ficará responsável por vincular a venda com o cadastro e em um mês perceberá que o seu sistema terá outro nível de informação; por exemplo: Qual a idade média de seus clientes? Quais produtos que mais compram? Qual público atendido em maior número: Mulher x homem? Idade? etc.
– Clube de Vantagens:
Porque você acha que os clubes de vantagens aumentam a cada dia? Porque funciona!
Se você tem seu estoque na linha, trabalha a gestão dos seus clientes, sabe quem é seu público e tem o produto que eles precisam, então, o que falta?
Juntamente com a divulgação da sua drogaria, demonstre para o cliente que ele sempre tem vantagens comprando na sua loja.
– Sistema de pontos:
O SysFar tem um sistema de pontuação exclusivo, basta configurá-lo e usar. Você pode premiar o cliente com descontos ou produtos; a dica que faz muito sucesso é, comprar produtos de baixo custo, montar uma ilha e presentear o cliente quando atingir a pontuação.
Mas lembre-se faça uma pontuação fácil do cliente atingir.
Acesse esse artigo e saiba mais!
Sabemos que manter uma venda linear e crescente envolve muito mais processos, mas, inicie nas pequenas atitudes, para alcanças grandes resultados.
Autor: Fabiano Lucena – Consultor comercial
Fechado para comentários.