3 Ações simples para alavancar suas vendas

3 Ações simples para alavancar suas vendas

Algumas ações são realizadas pelas drogarias no dia da sua inauguração, com o intuito de atrair clientes e divulgar o negócio que está iniciando.

Mas por que não manter essas mesmas ações ao longo do ano, uma vez que isso além de manter os clientes já conquistados, atrai novos sem grandes investimentos?

Conheça algumas ações simples que podem ser adotadas na alavancagem das suas vendas:

  1. Serviços de aferição de pressão e teste de glicemia

São as ações campeãs utilizadas pelos proprietários ao inaugurar suas drogarias, pois atrai assertivamente o público que vai adquirir o seu produto.

Utilizar dessa estratégia ao longo do ano, vinculado à uma campanha específica, — Dia Nacional de Combate a Diabetes (14/11), Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), Dia Mundial da Saúde (07/04), etc. — pode aumentar esse vínculo com o cliente e consequentemente, por ser necessário o uso de medicamentos de ‘Uso Contínuo’ no controle destas doenças, as vendas para estes clientes passarão a ser recorrentes.

Lembrando que, o farmacêutico pode aferir a pressão, mas não diagnosticar e medicar o paciente no estabelecimento.  Caso necessário, deverá encaminhá-lo ao médico, para realizar e concluir o diagnóstico.

  • Demonstração de produtos vendidos

Quem nunca entrou em um supermercado, se deparou com a degustação de um alimento x, e resolveu dar a chance de levar aquele novo produto para casa? Ou quando entramos em uma loja de perfumaria, e a atendente dá a você a oportunidade de conhecer (cheirar) o perfume antes de leva-lo, e você acaba cedendo e adquirindo o produto?

O mesmo vale para sua farmácia. Alinhar a demonstração de produtos da sua loja a uma determinada campanha (Dia das Mães, Dia da Mulher, Dia dos Namorados, etc,) poderá resultar em um saldo bastante positivo nas suas vendas. Para isso, no dia da campanha específica, contrate uma maquiadora para fazer demonstração das maquiagens, ou simplesmente coloque algumas amostras para as clientes testar os produtos. Uma outra opção também seria, uma sessão simples de limpeza de pele, e deste modo, já apresenta o produto utilizado no procedimento.

Use e abuse da sua criatividade para explorar esse ponto!

  • Brindes com a sua logomarca

 Esta ação é válida e passível de retorno, desde que seja bem direcionada.

Caso opte por fazer brindes para distribuir aos seus clientes, atente se a sua logo estará bem visível e distribua-o atrelado a alguma outra compra. Exemplo, na compra acima de ‘X R$’ no setor de perfumaria, suplemento, ect, o cliente levará um brinde. Ou caso seja brindes mais simples (chaveiro, imã, caneta, etc,) estes poderão ser distribuídos em cada compra realizada.

Como pode perceber, estas são ações simples e de baixo investimento, que podem ser realizadas ao longo de todo o ano, visando aumentar a clientela, e consequentemente o faturamento da sua loja.

Boas vendas!

Dieza Luiz Consultora Comercial