Você utiliza todo potencial que seu sistema oferece?

Você utiliza todo potencial que seu sistema oferece?

Mediante pesquisa realizada com inúmeros gestores de todo o Brasil, identificamos que a maioria (60%), não utiliza todos os processos que o sistema da sua loja disponibiliza.

Assim como estes gestores, caso você também se enquadra nestes 60%, está na hora de se atualizar e começar a utilizar o sistema a seu favor, pois desta forma é possível alavancar seus ganhos e minimizar suas perdas. Além de proporcionar uma maior autonomia para você (gestor), nas tomadas de decisões.

Tenha em mente que, o primeiro passo já foi dado (automatizou o seu negócio), mas de nada adianta se continua fazendo os processos manualmente e não permite que o sistema trabalhe por você, ganhando com isso tempo e segurança nos resultados.

Neste artigo, apresentaremos alguns fatores que irá impulsioná-lo na melhor gestão da sua farmácia:

  • Gestão de estoque:

O estoque é um dos ativo mais valioso que uma empresa possui e um bom gerenciamento é imprescindível para que este ativo seja rentável e apresente excelentes resultados.

Procure em seu sistema, ferramentas que o auxilie na gestão de estoque, tais como:

    -> Gestão de Compras: Aliado a uma boa gestão de estoque, está diretamente ligado uma boa gestão de compras. Pois através desta é possível saber quais e quantos itens solicitar para seu estoque, se serão repostos apenas os itens vendidos no período, ou se terá uma nova demanda.

Além disso, esquece aquele caderninho que costuma utilizar para anotar os pedidos de faltas, pois no momento da venda quando o cliente solicitar um produto que não tem na loja, é possível lança-lo no “pedido de falta” (disponível em seu sistema) e quando for realizar o pedido de compra, é só buscar as faltas lançadas. Tudo isso em apenas alguns cliques!

    -> Curva ABC: A Curva ABC tem como principal objetivo classificar cada item do estoque de acordo com o grau de importância de cada um deles, seja por volume ou por valor de vendas.

Confere se seu sistema possui essa ferramenta, pois mediante análise da curva é possível realizar uma compra mais assertiva, evitando aquisições desnecessárias e consequentemente encalhamento do estoque e perda do produto.

A classificação da curva é realizada conforme a rotatividade dos itens. Por exemplo, quando um produto tem uma grande rotação em um curto espaço de tempo, entende-se que ele faz parte da Curva A, e assim sucessivamente.

  • Financeiro:

Por mais que você goste da boa e velha planilha em Excel, procure recursos em seu sistema que auxilie-o no controle de financeiro, ganhando com isso tempo, autonomia e segurança nas tomadas de decisões necessárias.

Pois, o uso dessa ferramenta garante que tenha em mãos todas as contas que a loja precisa pagar, evitando atrasos nas quitações de fornecedores e colaboradores, assim como as contas que tem à receber dos seus clientes, para que não fique nenhuma ‘perdida’ sem recebimento, impactando no fechamento de caixa.

Com o uso correto deste módulo, é possível ter uma visão mais precisa sobre o momento financeiro da empresa, pois você contará com métodos tais como: DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) e Fluxo de Caixa.

  • Modelo de fidelização:

O que sua ferramenta hoje disponibiliza para que possa fidelizar os seus clientes?

Há inúmeras opções que pode aderir para fidelizar o seu cliente utilizando apenas a ferramenta de gestão que já dispõe hoje na sua loja. Dentre elas podemos citar:

  -> Pontos x Prêmios: A cada valor em produtos adquirido pelo cliente, acumula-se pontos e quando atingir determinada pontuação, essa poderá ser trocada por prêmios (conforme a política de prêmios aplicada pela loja).

  -> Convênios: A farmácia fecha parcerias com empresas da região, permitindo que os funcionários comprem a um valor mais acessível e este valor seja descontado em folha de pagamento ou conforme a política determinada entre ambas.

  -> Uso Contínuo: O controle das vendas de uso contínuo é imprescindível quando se fala em fidelização, pois trata-se de um cliente recorrente e caso não o fidelize, sempre que ele precisar do produto poderá comprar em qualquer estabelecimento. E por que não ser no seu? Para isso, é preciso criar meios em que ele possa lembrar da sua farmácia no momento da aquisição, seja via SMS ou ligações, informando-o sobre o término deste medicamente e da necessidade de um novo.

Procure sempre explorar o que seu sistema oferece para alavancar os seus negócios de forma rápida, com economia de recursos, tempo e agilidade nos processos.

Autora: Dieza Luiz – Consultora de Negócios