O Farmacêutico e Seu Valor

O Farmacêutico e Seu Valor

         Ingerir medicamentos por conta própria sem orientação de um profissional, é um habito tanto comum, quanto prejudicial à saúde.

A Legislação

         A lei federal 13.021/2014 obriga a toda empresa que comercializa ou distribui medicamentos a manter ao menos um profissional farmacêutico a trabalho durante todo o seu horário de funcionamento.
         Graças a esta normativa, a automedicação ou orientação incorreta diminuiu, já que o paciente sempre tem a oportunidade de passar por uma breve análise clínica. Um atendimento claro e humanizado é apenas uma das funções do profissional farmacêutico, que também colabora administrativamente para o funcionamento da drogaria.

O Piso Salarial

         O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo, celebrou em 2019 a atual convenção coletiva de trabalho, em vigor a partir de julho do mesmo ano. Foi conquistado para a categoria o valor de piso salarial de R$3.260,00 para os trabalhadores dentro do estado. Tal valor sofre alterações de acordo com o território, jornada de trabalho e especificações da função pré-estabelecidos no contrato de trabalho.
         Também é garantido a este profissional alguns benefícios como: vale refeição, vale transporte, auxílio creche, assento para descanso entre outros.
         A situação é diferente para os demais profissionais atuantes dentro da farmácia. Cada cargo terá o seu respectivo valor e atuação, porém com o mesmo grau de importância.
Para maiores informações consulte www.sinfar.org.br.

Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado

         As habilidades e competências do farmacêutico são imensuráveis. É preciso sempre estar antenado a indústria farmacêutica e anatomia humana com cursos e capacitações e exercer um atendimento humanizado e com excelência.
         Apesar do farmacêutico ser mais acessível, não substitui a orientação médica, portanto caso o paciente tenha sintomas persistentes, é aconselhável a procura um profissional de saúde.

Independente do piso salarial ou quanto o farmacêutico realmente recebe, algo que não conseguimos mensurar é o valor e a grande importância que esse profissional representa para nós.

Autora: Flávia Alexandre – Analista Administrativo