As Siglas Tributárias te confundem ?

As Siglas Tributárias te confundem ?

Sempre que pensamos em classificação tributária nos vem à mente uma nuvem negra e confusa difícil de entender, pois são inúmeras regras e termos que nunca pararam para te explicar. Mas não se preocupe, pois neste post vamos esclarecer algumas siglas mais recorrentes, para melhor compressão. Acompanhe e veja como é simples:

– CST (Código de Situação Tributária): São compostos por 3 dígitos. O primeiro dígito identifica a origem da mercadoria (de onde veio, se do Brasil ou do exterior) e os dois últimos determina a forma de tributação que deve incidir sobre essa mercadoria (se o imposto será tributado normalmente, terá alguma redução ou se será isento)

– ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços): É um imposto de responsabilidade do estado e do Distrito Federal; e cada estado tem sua tabela de valores. Ele incide sobre produtos de diferentes tipos e se aplica tanto à comercialização dentro do país, quanto aos bens importados.

– PIS/COFINS (Programas de Integração Social) e (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social): São tributos recolhidos pelo Governo Federal e as regras desses são unificadas para todos os estados. O valor recolhido deste tributo é calculado com base na receita do faturamento da empresa.

– NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul): Trata-se de um código de 8 dígitos utilizados para facilitar a identificação da natureza dos produtos comercializados tanto no Brasil quanto nos outros países da Mercosul.

– CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações): São compostos por 4 dígitos. Através do primeiro dígito é possível identificar qual operação se trata (se é uma entrada ou saída dessas mercadorias). E nos três últimos dígitos é possível identificar se a operação fiscal terá ou não que recolher impostos.

Mesmo descomplicando tudo nas descrições acima, ainda ficou inseguro?

Calma! Não precisa se preocupar com nenhum destes processos. Pois a SysFar oferece ao cliente um módulo tributário que preenche todas estas informações automaticamente no cadastro do seu produto, evitando assim uma bitributação e pagamento indevido dos seus impostos, além de ganhar tempo e tranquilidade para atender melhor os seus clientes.

O GTSys é um módulo tributário integrado ao sistema, que permite o preenchimento item a item do seu cadastro de produtos, com atualizações constantes e relatórios específicos para o seu contador.

Benefícios do módulo tributário GTSys:

– 9 tipos de impostos preenchidos no cadastro do seu produto;

– Atualização automática semanal;

– Atende NFC-e, NF-e, SAT, MF-e, SPED, Sintegra e CEST;

– Atende de acordo com o regime tributário da sua loja: Simples Nacional, Lucro Real ou Presumido;

– Transparência fiscal;

– Possui uma base com mais de 200.000 itens.

Não perca mais tempo, pagando impostos indevidos!

Entre em contato conosco e faça uma análise tributária gratuita.

Tel.(19) 3731-6633

Autora: Dieza Luiz – Especialista em SPED