Como está a fachada da Farmácia?

Como está a fachada da Farmácia?

Quando pensamos em um ambiente ligado a saúde logo nos vem em mente um lugar limpo, iluminado, bem organizado e com pessoas competentes e atenciosas para nos ajudar. Uma drogaria apesar de ser um estabelecimento comercial, está ligado a saúde, por isso alguns fatores influenciam diretamente no conceito do cliente; um desses, é a fachada.

Pois o principal cartão de visita da sua drogaria é a Fachada, e para te ajudar com isso seguem algumas dicas.

Tipos de Fachada

Aquela fachada com banner desbotado e tinta velha não atrai cliente. Em primeiro lugar, o cliente que passa pela rua tem que identificar que ali existe uma farmácia. E como fazer isso de forma eficiente?

Antes de determinar o tipo de fachada ideal para sua drogaria, faça um estudo da sua região, levando em consideração as dicas abaixo:

* Fluxo: Direção do fluxo de carro, identificando qual maior fluxo carro ou pessoas.

*Visibilidade: Como pode se destacar entre o ambiente, principalmente em regiões centrais com muitos comércios ao lado.

*Mobilidade: Pense na mobilidade tanto do cliente com condições especiais quanto no cliente comum.

*Destaque: Priorize a palavra drogaria ou farmácia, pois mesmo que você valorize sua marca, antes de conhece-la, o cliente procura uma drogaria ou farmácia.

*Cores: Escolha bem as cores, evite usar tons muito apagados. Cores vibrantes trazem um excelente destaque.

*Concorrência: Mantena um nível igual ou melhor na fachada, principalmente se for próximo.

Existem modelos diferentes de fachada, algumas mais sofisticadas, outras com melhor custo. Abaixo cito alguns modelos:

Vinil:  É o que chamamos de ‘adesivo’. Tem disponível em várias cores e não desbota com o tempo.

Lona: O mais utilizado atualmente, é confeccionado em uma armação metálica, as imagens podem ser impressas ou usar adesivos de vinil, fácil instalação e custo benefício.

ACM: Tem um acabamento mais sofisticado e pode ser usado tanto no banner da loja quanto nas paredes. Tem um custo mais elevado, várias cores, beleza e qualidade de acabamento. Neste modelo as letras podem ser em formato caixa alta.

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Fachada em formato de V: É indicado para ruas onde não se pode estacionar devido a grande centralização de comércio, e quando o cliente passa de carro e a fachada nesse formato facilita a visualização.

Placa de Porta: Com o grande apelo visual, este tipo de fachada facilita a visualização principalmente do cliente que passa na calçada.

Totem: É um apelo visual muito usado por vários estabelecimentos e pode ser visto de longe, pois chama muito atenção principalmente durante a noite quando bem iluminado. Consulte os órgãos responsáveis no seu bairro para saber se é permitido a instalação/uso deste.

A fachada diz muito sobre sua drogaria e aguça a expectativa do cliente em entrar. Depois que ele entrou, esteja preparado para a segunda etapa: Surpreender o cliente com um ótimo atendimento!

Boas vendas!

Autor: Fabiano Lucena – Consultor comercial