Gestão eficiente de gôndolas

Gestão eficiente de gôndolas

Há em nosso seguimento uma grande confusão com termos que se popularizaram em nosso dia a dia. Gestão de categorias, layoutização, arrumação de gôndolas etc.  O que era para ajudar acabou confundindo mais ainda.

 Muito se fala, mas pouco se coloca em prática de forma efetiva, ficando somente na superficialidade e isso é o grande problema!

Muitos gestores usam a famosa formula: (CTRL + C; CTRL + V). Olhando o que o concorrente faz e copiando em suas gôndolas. Isto é um grande erro!

Cada loja é uma loja em sua particularidade, que deve ser considerada na execução de gôndola.

Claro que existem execuções que dão certo em todo local e elas devem ser adotadas. Na experiência de compra gerada pela adequação do projeto de execução de gôndola as particularidades de cada loja deve ser nosso objetivo.

Por isso, aqui vai a primeira regra:

“Não existe execução perfeita de gôndola se você não conhece seu shopper.”

Este sujeito (shopper) é o nosso alvo!

Gôndolas tem que refletir o que sua empresa “é”.

Além disso, Missão, Visão e Valores tem que estar expresso em suas gôndolas!

Assim como:

  • O posicionamento da empresa
  • O planejamento estratégico
  • O nicho de atuação
  • … e muito mais

Você deve estar se perguntando:

Para arrumar uma prateleira é preciso tudo isso?

Te respondo:

Precisa disso e muito mais!

Gôndolas tem por finalidade expor produtos de forma harmoniosa, integrada com o planejamento estratégico da empresa e seu nicho de atuação. Gerando no SHOPPER uma boa experiência de compra.

Para isto escreverei uma série de conteúdos inéditos neste blog que norteará sua execução de gôndola. Enviarei fotos, antes e depois que você poderá aplicar em sua farmácia. Conteúdo que irá falar especificamente para o CANAL FARMA!

Quem é o shopper?
Onde colocar cada produto na gôndola?
O que colocar na minha gôndola?
Qual melhor mix de loja?
Como utilizar a frente de gôndola?
Ponto natural e ponto extra; o que é?
MPDV como utilizar?

São muitas perguntas que buscaremos responder nestas publicações.

Nos acompanhe nestes próximos POSTs que daremos  dicas valiosas para você utilizar em sua farmácia. E se quiser pode perguntar, comentar e utilizar ao máximo esta ferramenta de interação do SYSFAR.



Rafael Lucena
Formado em administração de empresas
Pós-graduado em gestão estratégica de varejo
Especialista em trade MKT e execução de PDV
@rafaellucenaconsultoria – (27) 996521589