MOTIVANDO O FUNCIONÁRIO ATRAVÉS DE BENEFÍCIOS E REMUNERAÇÃO VARIÁVEL.

MOTIVANDO O FUNCIONÁRIO ATRAVÉS DE BENEFÍCIOS E REMUNERAÇÃO VARIÁVEL.

O dinheiro ser o combustível do mundo é incontestável, porém existem outras formas de a empresa motivar os colaboradores e conseguir grandes resultados, sem fazer uso da remuneração salarial.
            Benefícios e remunerações variáveis, enchem os olhos de qualquer candidato à vaga, mesmo que o valor do salário em si não seja tão atrativo.
Isso acontece por duas razões, os benefícios garantes ao empregado tranquilidades como um bom convenio médico para a sua família, ou um vale alimentação que possibilita o armário cheio o mês inteiro. Enquanto a remuneração variável desencadeia um espírito desafiador, e orgulhos dos seus resultados.

A Remuneração Variável

            A remuneração variável visa despertar a produtividade dos colaboradores de modo que aumentem os resultados gradativamente enquanto a empresa atinge as suas metas e repassa parte deste lucro ao funcionário. Este tipo de premiação acontece quando o empregador precisa aumentar os resultados e oferece ao empregado uma bonificação, caso as metas sejam atingidas. Sendo o resultado positivo, no mês seguinte aumenta-se as metas e a bonificação.

As remunerações variáveis podem ser:
Prêmios e Incentivos: não necessariamente em dinheiro, também são bem aceitos, objetos, viagens, ingressos para espetáculos;
PLR: Participação nos Lucros e Resultados, o colaborador recebe em folha de pagamento parte da receita da empresa dentro do ano;
Comissões: dinheiro oferecido geralmente pela venda de produtos ou serviços;
Premio por Produtividade: recompensa pela produtividade da equipe.
           
            A escolha do modelo de remuneração fica a critério da empresa e devem ser formalizadas com o colaborador.

Os Benefícios

            sejam os benefícios uma exigência da CLT, comissão coletiva de trabalho ou por espontaneidade da empresa, somam grande importância e complementam o salario, os benefícios tornam as vagas de trabalho mais atrativas, o funcionário mais motivado e diminui a rotatividade de empregados.
            Dentre os pacotes básicos de benefícios estão planos de saúde, seguros de vida, previdência social, entre outros. Porém outros itens passam a integrar esta lista como refeição/alimentação, auxilio creche, cursos, farmácia, telefone e vários outros.
            Tais itens custeados pela empresa ou rateados com o funcionário, serão escolhidos pelo colaborador de acordo com os a suas necessidades. É importante atentar-se que todos os benefícios devem ser oferecidos igualmente a todos os funcionários cabendo a ele a recusa formal. Caso contrário poderá haver reclamações trabalhistas.
            Seja qual for o modelo de remuneração e beneficio adotados pela empresa, os resultados serão assertivos, funcionário motivado rende melhor. O departamento de Recursos Humanos deve fazer o planejamento anual destes itens de modo a não sobrecarregar o financeiro da empresa e cumprir todas as legislações trabalhistas.

Flavia Alexandre: Setor Administrativo.