Fidelizando pelo uso contínuo.

Fidelizando pelo uso contínuo.

Como fidelizar seu cliente pelo uso contínuo.

Fidelização é uma palavra bem recorrente no meio empresarial, principalmente quando falamos na relação comércio x cliente. Todo comerciante gostaria de ter muitos clientes fiéis, vender bem e vender sempre, isso é o que todos almejam. Sendo assim, eu lhe faço uma pergunta: O que você está fazendo para fidelizar seus clientes?

Hoje, fidelizar não significa apenas ter um bom atendimento, mas tornar a experiência de compra do cliente algo especial, de forma que o cliente se sinta confortável e satisfeito o suficiente para voltar a comprar em sua farmácia.

No mercado atual é muito comum ver grandes investimentos na área de fidelização, e usar a tecnologia para isso é essencial. Sendo assim, é necessário saber informações como, o sexo do cliente, idade, áreas de interesse etc.

Quando vemos um cliente entrar na farmácia, comprar um produto e sair, sem que ao menos o atendente saiba seu nome, é deixar a oportunidade sair pela porta (literalmente), principalmente sabendo que o cliente precisa usar um medicamento de uso contínuo. Ele sempre vai precisar passar em uma farmácia para comprar o medicamento, então, por que não passar sempre na sua, não é mesmo?

Para isso, é preciso elaborar uma estratégia de fidelização com a sua equipe, e a etapa inicial é coletar os dados para cadastro do cliente. Isso deve ser feito da forma mais rápida e sutil possível, sem que o cliente tenha que esperar muito tempo. Uma boa sugestão é oferecer o desconto, apenas depois que ele informar os dados, com a proposta de que vai colocá-lo em um grupo especial de descontos.

A partir desse momento, você saberá qual produto o cliente utiliza. E o que você faz com essas informações? Veremos alguns exemplos abaixo:

– Será possível saber quando o medicamento do cliente está acabando, com isso,

 pode-se trabalhar em uma venda pró ativa, ligando para o cliente.

– Indicar outro produto que o cliente possa usar, baseado em seu perfil de consumidor. Ex: Cliente compra fraldas sempre, logo pode ser feita uma associação, indicando lenço umedecido. Se o cliente é diabético, podem ser indicados hidratantes, pois é comum diabéticos terem pele ressecada.

– Conhecer exatamente qual é o seu público, que faz uso contínuo de algum medicamento, e trabalhar em cima disso, melhorando suas compras, assim o seu cliente sempre encontrará o que precisa em sua farmácia.

– Recorrência de venda. Ter o cliente comprando sempre com a drogaria e, quem sabe, até levando algum produto a mais.

Estas são algumas das vantagens de se fidelizar o cliente, mas não se esqueça, aliado com uma boa estratégia de trabalho, é fundamental ter um bom sistema para armazenar, controlar e apresentar todas as informações que precisa, com segurança e eficiência.

Boas Vendas!

Autor: Fabiano Lucena – Gestão comercial.