SNGPC sem erros

SNGPC sem erros

Neste artigo seremos bem objetivo, afim de explicar quais processos seguir para que sua loja não tenha problemas com o SNGPC.

Caso você esteja entrando agora nesse assunto e não sabe o que é o SNGPC, acesse o link para conhece-lo melhor.

Abaixo citarei algumas dicas para que evite alguns erros bem frequentes ao enviar o arquivo para a Anvisa.

Primeiramente, recomendamos que crie uma metodologia para controle de estoque, tais como:

– Conferência: Ao receber os medicamentos, confira seus lotes e validades, pois, embora seja muitas vezes trabalhoso, este cuidado já evitará inúmeros erros. Caso a distribuidora não tenha enviado a mercadoria com o mesmo lote que consta na Nota Fiscal, você tem duas alternativas: Devolver o item e emitir uma nota de devolução, ou efetuar a entrada com o lote da caixa e solicitar uma cartão de correção.

– Entrada: Sempre que receber produtos controlados, separe-os dos demais, para que o processo de entrada seja feito de forma distinta e cautelosa – de preferência que este procedimento seja realizado pelo farmacêutico.

– Armazenamento: Todos sabemos que é necessário uma atenção especial quanto à estocagem dos medicamentos controlados (antimicrobianos e psicotrópicos), além disso, é preciso realizar uma verificação constante das validade e lotes, – neste caso pode usar sempre o sistema PEPS (Primeiro que Entra Primeiro que Sai), obedecendo a organização dos lotes.

– Saída: O momento da venda também exige bastante atenção por parte do balconista/farmacêutico, pois, todos os processos, desde o lançamento do item, conferência de lotes e cadastro dos dados do paciente, precisam ser realizados corretamente, para evitar rejeição do arquivo pela Anvisa – devido alguma divergência apresentada. 

Para ajudá-los no controle de saída de medicamentos, o SysFar disponibiliza uma ferramenta pelo “QR Code”. Sendo que, com o QR Code identificado no produto, quando realiza a leitura do item na tela, já constarão as informações de lotes e vencimentos dos medicamentos, evitando assim, erro no lançamento manual destas informações.

– Transmissão do arquivo: A Anvisa recomenda o envio do arquivos respeitando o prazo de no mínimo 1 e no máximo 7 dias consecutivos, ainda que não haja movimentações no período.

Neste arquivo constará:

  • Entrada: Notas fiscais de compras e transferências.
  • Saída: Cupons ou NF-e de vendas, transferências e perdas (vencimento, furto, quebra).

Caso realize a transmissão do arquivo pelo sistema SysFar, temos uma opção de conferência e validação das informações antes do envio. Esta função permite a consulta automática de lotes e dos códigos M.S no site da Anvisa antes do envio, realizando a comparação com o arquivo a ser enviado, evitando assim, rejeições.

Autor: Fabiano Lucena – Consultor comercial.