Precificação
Sabemos que precificar os produtos de uma loja, pode
ser uma tarefa um tanto quanto árdua para o gestor executá-la.
Mas, antes de precificar um produto é preciso saber a diferença entre margem e markup. Pois, é através desses dois indicadores, que classificamos
o porcentual que esperamos ganhar.
Qual
a diferença entre markup e margem de lucro?
Markup:
A referência para formação do preço é o custo.
Margem de lucro: A referência será sempre o valor de venda.
A grande maioria dos gestores, por não saber a diferença entre os dois
indicadores citados acima, acabam fazendo o cálculo de forma errônia, onde na
maioria das vezes acham que estão ganhando um valor, e na realidade o retorno é
outro bem abaixo do esperado.
A situação piora um pouco mais, quando
o empresário faz toda sua programação de precificação baseando-se no markup –
acreditando ser esta a margem –, e por este motivo as contas acabam não
“fechando” no final do mês .
Recentemente realizamos uma pesquisa
com alguns empresários, para entender o motivo de tanta diferença e o porquê
dos valores no financeiro não fecharem. Para esta pesquisa foi utilizada a seguinte
pergunta:
Como você está precificando sua loja?
Tivemos inúmeras respostas diferentes.
Segue abaixo, as 4 mais respondidas:
1- Precificação baseando-se no
concorrente;
2- Precificação pelo preço de custo,
colocando o markup fixo;
3- Precificação baseando-se pela
compra
4- Precificação pelo PMC para medicamentos,
e margem fixa para perfumaria.
Com base nas respostas adquiridas, surgiram
os seguintes questionamentos:
E como está o financeiro da loja? Será que ele esta preparado para essa
precificação? Qual a consequência da mesma?
Sabemos que no ramo Farma, o mercado – aqui entende-se principalmente a concorrência – tem um peso muito grande em cima da
precificação, e é determinante no momento de realizá-la. Pois, não adianta
colocarmos o preço utilizando como métrica apenas o PMC, se o mercado ou região
onde a loja está situada não levam em consideração a tabela da Cimed ou
ABCFarma. E mediante este cenário, é preciso sermos coerentes e realizamos
algumas análises antes de precificar, para que possamos passar uma imagem de ‘barateiro’,
porém com lucro necessário para fechar a conta no final do mês.
Segue abaixo alguns considerações na
hora de precificar seu produto:
1- O primeiro passo será, entender
qual o valor e porcentual das dispesas
operacionas;
2- Sempre avaliar o desconto geral e
não querer ganha em todos os itens;
3- Avaliar qual a necessecidade do
produto, se é um item de imagem, beleza, de uso contínuo ou necessidade básica;
4- Manter sempre atualizado a curva
ABC, pois sua precificação deverá ser mais agressiva nos itens geradores de tráfego,
e amena nos demais itens, para que aja um equilíbrio;
5- Trabalhar bem o processo de compra, tendo bons parceiros e efetuando
cotações;
6- Fazer análise do mercado, para entender qual caminho tomar, sabendo que nem
todos os itens será possivel cobrir, porém faz-se necessário ter uma estratégia
para agir nesses casos.
Com isso, é possivel afirmar que mesmo sendo uma loja de pequeno ou médio porte,
é possivel ter uma precificação eficaz e passar a imagem de barateira, porém
mantendo uma margem saudável para garantir o lucro e saúde da empresa.
Carlos Campos: Consultor treinamentos.
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