Balconista, a Cara do Seu Negócio.

Balconista, a Cara do Seu Negócio.


               
                De fato uma boa vitrine é um chamariz para atrair clientes, mas o que realmente fará a diferença para que a venda seja concluída é o atendimento do balconista.
                Familiarizado com todos os detalhes da loja, o balconista é o principal meio de contato entre o cliente e o produto. Precisa ter o carisma na medida exata para satisfazer o desejo do cliente e conquistá-lo a ponto de voltar no futuro e indicar a empresa a seus amigos.
                As responsabilidades do balconista vão desde a apresentação do produto na prateleira, até a saída do cliente da loja.

Layout da loja

                Deve estar ambientado com todos os produtos da farmácia e ter conhecimento sobre os medicamentos e cosméticos. Disponibiliza os produtos em pontos estratégicos de modo a atiçar a vontade do consumidor a comprá-lo.
               

Recepção do cliente

                O balconista está frente a frente com o cliente e diversos fatores acarretam na venda do produto, mas o mais importante é a forma como o cliente será abordado pelo profissional. Empatia, discrição e cuidado, são imprescindíveis. O atendimento deve ser claro e seguro, ouvindo o cliente com atenção e paciência.


Orientação ao cliente

                Este profissional deve interpretar o receituário médico, indicar o produto solicitado e serviços ou itens adicionais que compõem aquela necessidade. Ele precisa acompanhar os lançamentos e tendência do mercado farmacêutico e cosmético.

Armazenamento

                Além do espaço de vendas que pode ser visto pelo cliente, o balconista também é responsável pelo controle de estoque da loja, armazenamento adequado dos produtos e prazos de validade. A conservação do estoque é um se seus deveres, este ambiente deve estar limpo e organizado de modo que a reposição dos produtos seja feita de forma ágil, e a sua falta corrigida imediatamente.
                A empresa que anseia pelo sucesso no mundo dos negócios, precisa investir neste profissional, capacitá-lo e respeitar o seu valor, pois não se trata apenas de um auxiliar do farmacêutico, e sim do principal elo entre a empresa e o cliente.