5 passos par obter excelência no atendimento.
Excelência no atendimento
1. Conquiste a confiança
Sempre procure uma comunicação tranquila, que faça com que seu cliente fique à vontade e seguro para falar sobre as necessidades dele. Para que o estabelecimento tenha uma boa relação com seu cliente, é necessário ouvi-lo com atenção e mostrar disposição para que ele saia satisfeito com o atendimento.
2. Sempre atenda com empatia
Sem dúvida alguma, esse é o maior segredo de qualquer relação. Quando percebemos que somos compreendidos e que nossas questões estão sendo ouvidas e levadas a sério, nos sentimos especiais e, consequentemente, mais confortáveis para receber o atendimento.
3. Defina o trajeto do atendimento
Quando você possui um objetivo bem definido e traça um plano de ação para alcançá-lo, as coisas se tornam mais simples. Sempre defina o que necessita melhorar e o que você precisa para evoluir seu atendimento. Mantenha um bom acompanhamento e uma avaliação dos resultados, para que, ao final dos atendimentos, você faça uma autocrítica. Essas atitudes farão com que você evolua da forma mais madura e assertiva, em busca da excelência que deseja.
4. Seja sempre positivo
Ser otimista é um detalhe essencial para que você obtenha o mesmo retorno positivo na avaliação de seu atendimento. Uma linguagem positiva é aquela expressada de forma direta, prestativa e empática. Um exemplo do que pode ser feito: substitua termos como “você tem que” ou “você precisa” — palavras que podem ter uma interpretação negativa, ou até autoritária — por “você pode”, “recomendo” ou “sugiro”. Essa pequena mudança na frase passa a mensagem de que o cliente tem a opção de escolher o que fazer, e não de que você está dizendo como ele deve agir.
5. Imponha-se no atendimento
Cada pessoa se expressa de uma forma, e nem sempre entendemos de início o que alguns clientes querem dizer. Por isso, não tenha medo de questionar o cliente em pontos que auxiliarão você a ajudá-lo. Quando a situação está clara, fica mais fácil encontrar a solução.
Autor: Thiago Mello.