O perfil do consumidor mudou com a pandemia?

O perfil do consumidor mudou com a pandemia?

As empresas, principalmente no comércio varejista, passaram por muitas transformações em 2020. O que antes eram lojas cheias, se transformaram em um grande volume de compras online. Com esse cenário, foi possível perceber que houve uma transformação importante no perfil do consumidor.

Com a pandemia no Brasil, houve uma necessidade de mudar. As visitas feitas às farmácias semanalmente passaram a ser mensais, e, muitas vezes, realizadas apenas virtualmente, quando possível. As farmácias perceberam um crescimento no serviço de entrega e de encomendas, e uma queda nas visitas presenciais.

Mas, como identificar se houve uma mudança do perfil do consumidor por conta da pandemia? Veja a seguir.

O que é o perfil do consumidor?

O perfil do consumidor pode ser definido como um conjunto de comportamentos, características e valores que são observados em um grupo de pessoas.

Para a análise e construção do perfil, é importante observar outros fatores, como:

  • Aspectos culturais;
  • Gostos pessoais;
  • Perfis psicológicos;
  • Questões sociais.

A definição do público da farmácia precisa ser feita com base em análises de diversas informações, e não baseada em palpites, sem nenhum fundamento. Deve ser realizada a partir de um trabalho de pesquisa e observação.

Como identificar o perfil do consumidor em sua farmácia?

Se você está buscando traçar o perfil do seu consumidor, é necessário realizar uma pesquisa sólida de mercado e então identificar quem é a sua persona. Mas para isso, será necessário algumas informações para conseguir montar esse perfil, tais como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Renda média mensal;
  • Ocupação;
  • Estado civil;
  • Hábitos de consumo;
  • Assuntos favoritos;
  • Principais redes sociais.

Além dos pontos sinalizados acima, é importante que ocorra o entendimento sobre as necessidades do seu consumidor, como, por exemplo, observar se existe alguma necessidade especial de um grupo específico de consumidores.

Também é importante considerar quais são os principais pontos de afinidade com a sua farmácia, que pode ser a localização, o atendimento, os produtos disponíveis, serviços especiais, entre outros.

Além disso, é importante observar quais são os principais veículos de informação que direcionaram os clientes para a realização da compra na farmácia, que pode ser jornal, revista, redes sociais, alguma propaganda de um determinado influenciador digital, etc.

Ao final desta pesquisa, todas as informações necessárias já estarão disponíveis para definir o perfil do consumidor da sua farmácia. Mas, não necessariamente é preciso ter um público único. Você pode traçar mais de um perfil.

Qual a importância de conhecer o perfil do consumidor?

Conhecer o perfil do cliente da sua farmácia é de suma importância para conseguir otimizar as campanhas de marketing, de atendimento e de vendas. Ao conhecer melhor qual o perfil do seu público, você entenderá o que realmente ele está buscando, quais são os produtos/serviços que fazem a diferença na decisão de compra.

Ao mapear corretamente o perfil, fica mais simples encontrá-lo, e conseguir realizar contato para concluir a venda de um produto ou de um serviço.

Entender a mente do seu consumidor permite que você evite esforços e recursos desnecessários para trazê-los até a sua farmácia, já que com o uso da estratégia adequada ao tipo de cliente, é possível atraí-los facilmente e ele já estará verdadeiramente interessado na oferta realizada.

Além disso, conhecer o seu consumidor permite que você saiba quais são as necessidades e desejos dele, fazendo com que você tenha um panorama real sobre as demandas do seu público-alvo.

O perfil do consumidor na farmácia mudou com a pandemia?

A pandemia trouxe uma das maiores crises da última década. Ela chegou rápido e mudou bastante o comportamento dos consumidores brasileiros. As medidas de isolamento e a necessidade de higiene que foram impostas pelas autoridades responsáveis, afetaram todo o comércio, principalmente as farmácias.

No início da pandemia houve uma grande procura de suprimentos básicos de higiene para conter a contaminação, como o álcool em gel e as máscaras. Em um segundo momento, houve uma grande procura por medicamentos para resfriados e febre, fazendo com que os estoques das farmácias ficassem desabastecidos.

Com os avanços dos estudos sobre o novo Coronavírus, houve uma nova corrida às farmácias para a aquisição de medicamentos específicos que foram citados nas pesquisas, mesmo sem a recomendação das autoridades responsáveis.

Além desses pontos, foi possível perceber que houve um grande movimento para abastecimento de medicamentos em geral, principalmente em relação à pacientes que tratam doenças crônicas. O medo da falta de remédios disponíveis fez com que houvesse uma nova corrida para as farmácias.

Como a pandemia afetou o perfil dos consumidores?

Após os primeiros meses da pandemia, foi possível perceber uma clara mudança no perfil dos clientes, que foi a migração das compras presenciais para as compras online.

Foi um momento de grandes oportunidades para os varejistas que já estavam investindo nesse mercado. A tecnologia foi uma grande aliada nesse momento, fazendo com que as farmácias pudessem organizar as entregas − como as programadas−, para atender a um público maior, através das plataformas de delivery.

Nas lojas físicas, a quantidade de clientes teve uma redução significativa. As compras se tornaram muito mais objetivas, e as compras online, passaram a ter um volume maior, com produtos diversificados.

O perfil dos clientes que procuram as farmácias de forma física também mudou. Antes da pandemia, ela contava com um público diversificado, com várias faixas etárias, e com um público relevante de idosos. Atualmente, esse perfil mudou bastante, pois a principal faixa etária dos compradores está entre 20 e 40 anos, e são eles que realizam compras pessoais e para os familiares como pais, tios e avós.

De acordo com os estudos recentes, essa mudança no perfil e na forma de realizar as compras não será passageira. O que era considerado uma tendência, virou realidade com a pandemia. Acredita-se que mesmo no pós-pandemia, essa mudança será mantida.

As compras serão realizadas de forma mais objetiva, com menos clientes nas lojas físicas. E as compras online com expectativa de crescimento, já que a procura está cada vez maior.

Autor:

Amaro França

Consultor Empresarial e Treinador de Equipes.

amaro.franca@b2bpharma.com

(11) 98015-1212