Gestão de crise: o que é e como fazer?

Gestão de crise: o que é e como fazer?

Gestão de crise é uma ação utilizada para lidar com possíveis crises que uma organização venha enfrentar.

Essa medida precisa ser tomada não só diante de um obstáculo, o ideal é preparar a equipe antes de um conflito, pois assim fica mais fácil de resolvê-lo.

Em um ambiente empresarial, a qualquer momento poderá surgir uma crise que prejudicará a empresa. Por isso, aquelas que se mantém no mercado, são as que já elaboraram um plano de pré-crise e sabem como lidar, caso ela ocorra.

Ao longo deste artigo iremos explicar o passo a passo de como fazer uma gestão de crise.

O que é uma gestão de crise?

Gestão de crise são ações estabelecidas para evitar prejuízos e lidar com uma situação da melhor forma. Ela precisa ser muito bem definida pois um pequeno conflito pode gerar situações piores.

Por exemplo, um mal posicionamento pode causar uma imagem negativa para a empresa e fazer com que as pessoas não queiram mais contratar os seus serviços ou comprar produtos.

No entanto, a construção da imagem de uma marca demora anos, pois ela é de médio e longo prazo. Com isso, um pequeno deslize pode afetar anos de construção.

Além dessa situação, existem diferentes conflitos que podem trazer essa e outras consequências. Nem sempre um conflito acontece de forma interna – causado pela organização – mas pode ocorrer devido fatores externos.

O caso do novo coronavírus é um exemplo, a pandemia está afetando drasticamente empresas de todo o mundo. Então, se uma gestão não for bem definida, isso pode gerar a falência de muitos negócios.

Como ela pode me ajudar durante a pandemia?

Conforme explicamos, a pandemia do coronavírus é um tipo de crise externa, no qual nenhuma organização tem controle, mas afetam todos diretamente. Neste cenários, as empresas precisam se readaptar e definir ações de gestão de crise, pois somente assim conseguirão sobreviver e evitar o fechamento das portas.

A gestão de crise vai avaliar todo o cenário, verificar como a pandemia pode afetar a empresa e definir as ações que precisarão ser tomadas. Além disso, durante o processo de gestão é definido um cronograma para a execução das ações e uma análise de métricas após sua colocação em prática.

Como fazer uma gestão de crise?

Para fazer a gestão de crise é necessário seguir algumas etapas. A seguir, separamos quais são essas, para você aplicar no seu negócio:

1.   Faça a definição do problema e realize um levantamento

A primeira etapa é realizar um levantamento e definir o problema. É nesta parte que você vai avaliar todo o cenário, verificar como isso está afetando o seu negócio, analisar o feedback dos stakeholders da sua empresa e definir qual é o problema. O levantamento é essencial neste momento, pois as informações precisam ser precisas para que as ações possam trazer resultados.

2.   Defina estratégias e um cronograma de ações

Com o levantamento feito a próxima etapa é definir quais ações serão feitas. Neste momento você vai definir as estratégias para evitar maiores conflitos e estabelecer um cronograma para as ações serem executadas.

Além disso, é necessário também estabelecer um porta-voz, ou seja, a pessoa responsável por representar a empresa diante da crise.

3.   Execução e avaliação dos resultados

A última etapa é executar e avaliar os resultados. É muito importante que as ações definidas sejam bem estabelecidas para evitar mais erros. Após a execução dos mesmos, é importante verificar os resultados para avaliar se foi possível contornar o problema.

Agora que você compreendeu o que é a gestão de crise, comece a implantá-la em seus processos internos e esteja pronto para se reinventar.

Autor:

Amaro França

Consultor Empresarial e Treinador de Equipes.

amaro.franca@b2bpharma.com

(11) 98015-1212