Preparando sua farmácia para a Black Friday

Preparando sua farmácia para a Black Friday

A Black Friday é uma data já consolidada no comércio brasileiro, e neste ano de 2020 acontecerá no dia 27 de novembro

O crescimento deste fenômeno se dá tanto nas lojas físicas quanto no meio digital – este último ocorre principalmente pela facilidade na compra e otimização do tempo do consumidor. 

Mas para que este evento traga os resultados financeiros esperados, é preciso um planejamento antecipado. Abaixo, apresentaremos algumas dicas importantes para preparar sua farmácia para este grande dia:

Prepare o seu estoque!

O planejamento antecipado do estoque é fundamental para alavancagem das vendas durante todo o período. Mas, para isso é necessário fazer uma pesquisa sobre o comportamento dos clientes e selecionar quais itens entrarão na promoção.

Este método é importante para evitar uma aquisição muito baixa de estoque − deixando a desejar na entrega, devido a falta de produtos −; ou uma compra muito acima da demanda, pois, caso não venda, e não puder devolvê-los ao fornecedor, terá um prejuízo significativo. 

Divulgação – Invista no marketing!

Não adianta realizar uma ação de promoção, sem divulgação. Para que o cliente chegue até a sua loja, é preciso divulgar. Pode ser através de mídias sociais, diretamente com o cliente, identificação visual espalhados pela loja, ou criar o cantinho da “Black Friday”, onde você irá concentrar os produtos com condições especiais. 

Importante! Pratique preços competitivos e com descontos reais

NUNCA aumente os preços dos seus produtos nas vésperas da Black Friday, com o intuito de aplicar um “mega desconto” no dia, pois os clientes estão antenados nos valores e com isso pode abalar a confiabilidade deles com a sua loja. 

Procure colocar preços realmente competitivos e descontos reais, principalmente se tratando das vendas online, pois o ambiente é muito mais propício a buscas rápidas para comparação. 

Atendimento ao cliente

Planejar, preparar e divulgar a ação do Black Friday é extremamente importante para a obtenção dos resultados esperados, mas, de nada adianta todas essas estratégias, se no grande dia, o cliente não for bem atendido – seja presencial ou no meio online. 

Para isso, oriente os seus funcionários a prestar um excelente atendimento ao cliente, seja recepcionando-os, sanando as dúvidas de forma clara, ou oferecendo as melhores condições de pagamentos. E para os consumidores online – além de todos os tratamentos mencionados anteriormente –, seja rápido no atendimento para não perder a venda.

Seguindo essas dicas, além de aumentar a lucratividade da sua farmácia, irá atrair novos consumidores e criar um relacionamento duradouro com eles. 

Boas Vendas!

Autora: Dieza Luiz – Consultora Comercial