Quantos canais de vendas a sua drogaria tem?

Quantos canais de vendas a sua drogaria tem?

Nunca foi tão importante ter vários canais de vendas na drogaria.

Canal de venda é o caminho pelo qual o cliente conhece sua empresa e compra com você, o canal mais conhecido e explorado na drogaria é a venda direta ou balcão, onde o cliente vai até você porque precisa e efetua a compra.

É de grande importância ter vários canais de venda. Presenciamos isso agora na pandemia, onde com a quarentena muitos clientes sem sair de casa deixaram de ir até a farmácia e passaram a usar o disk entrega, e com isso, quem tinha um delivery bem acertado e estruturado, tinha um canal de venda a mais e aproveitou a oportunidade.

Abaixo, vou citar os principais canais em uma drogaria e se você ainda não os exploram, é bom repensar, para não ficar refém de apenas um canal.

1. Vendas convênio

Mesmo que não perceba, em sua região existem várias empresas que você pode fechar convênios, sejam grandes ou pequenas, tais como, padarias, supermercados, escritórios, oficinas, etc.

Quais vantagens que podem oferecer ao prospectar um convênio?

Entrega, desconto especiais, promoções, etc; e pode trabalhar com dois padrões, desconto em folha de pagamento ou desconto mediante pagamento à vista; e não esqueça de pedir para o RH da empresa divulgar para os funcionários.

2. Delivery

Este é essencial em toda drogaria e nunca foi tão necessário. O fator principal para alavancar este canal, é pegar os dados do cliente na hora do atendimento e cadastra-lo no sistema, desta forma você pode fazer um mapeamento da área e medir a abrangência de seu atendimento.

3. E-commerce

Outro canal que cresceu muito nos últimos anos, foram as vendas on-line, e é inevitável, uma vez que você pode vender produtos específicos somente para este mercado.

Pensando nisso, o SysFar desenvolveu uma parceria com o Mypharma − uma plataforma de loja virtual e aplicativo específica para farmácias e drogarias que oferece site próprio customizado, que garante integração entre a duas plataformas facilitando sua vida−, conheça mais sobre essa excelente plataforma em www.mypharma.com.br

4. Pro ativa

Uso contínuo é uma delas, se você controlar pelo SysFar, é possível saber quando o medicamento do cliente vai acabar e você se antecipa para ligar ou chamar no WhatsApp para oferecer, e consultando o histórico no momento da venda você oferece mais produtos que ele costuma comprar, aumentando seu ticket médio.

5. Redes sociais

Ótimo para divulgar promoções, ações de vendas, kits promocionais etc, é um canal ideal para vendas de vitaminas e perfumarias.

Quanto mais canais de vendas sua drogaria tiver, melhor. Boas vendas!

Autor: Fabiano Lucena – Consultor comercial.