Gestão de categorias para comprar bem.
Gestão de compras é um dos assuntos abordados mais importantes em uma drogaria, seja ela de pequeno à grande porte.
Por isso, um dos principais pontos em uma boa gestão de compras é trabalhar bem nas categorias de produtos.
Quando você foca e trabalha com as categorias, é possível enxergar de forma mais organizada tanto para compras quanto em números ao tirar relatórios.
Citarei alguns exemplos:
Categorias base: Genérico, Ético, Similar, Perfumaria
Subcategorias: Genérico > Uso contínuo > Hipertensão
Ético: Geralmente, por ter valor fixo, a reposição diária para manter um estoque além da demanda não é necessário – exceto quando tem alta demanda ou oportunidade de compra.
Genérico: Prospecção. Com uma demanda estipulada, é recomendável comprar com um espaço maior de tempo para aumentar o volume de compra, obtendo assim melhores condições; e caso os produtos estejam bem categorizados, é possível saber qual laboratório compensa mais e qual fornecedor tem melhores condições, obtendo assim o melhor lucro possível naquele princípio ativo.
Similar: Oportunidade. Nesta compra é preciso analisar o quadro
geral, usando a sazonalidade, demanda e fluxo de caixa, pois, não adianta
compra e não vender, comprometendo todo o fluxo de caixa que poderia ser
utilizado com outras compras. Portanto, mesmo que a margem seja excelente, pensar
no perfil do seu cliente também é uma boa estratégia de compras.
Similar só é interessante ter grande estoque, quando vende rápido.
Perfumaria: Oportunidade / Cotação. Como perfumaria tem valores muito alternados, vale a pena ter um caixa para compra apenas de perfumaria, pois os preços sempre estão mudando.
Curva ABC: Quando a curva ABC é trabalhada por categoria, tem-se uma grande riqueza de detalhes, por exemplo, qual categoria mais vende em seu setor de perfumaria, qual traz maior rentabilidade, qual vende menos, em quanto tempo ela gira, etc.
Mínimo e máximo: Usando o sistema de categoria é bem melhor, por exemplo, se filtrar com base nos últimos 90 dias e sua reposição é semanal, o sistema separa os 90 dias (em blocos de sete dias) e calcula a média mínima e máxima obtendo assim o número mais aproximado do estoque ideal, para não faltar e nem sobrar.
Além disso, você pode trabalhar as subcategorias e formar uma estratégia de compras para cada uma, com isso você ganha uma riqueza de dados enorme, o que te permite saber por exemplo, quando % da sua venda é representado por medicamentos de diabetes. Tendo essa informação em mãos, você pode dar um atendimento melhor ao cliente que faz parte deste grupo, agregando mais a venda e fidelizando-o.
Seja por meio de pedido eletrônico, direto com o vendedor ou cotação, o mais importante é trabalhar o processo antes da compra, evitando assim rupturas, estoque excedente, compras sem giro e fluxo de caixa parado na gôndola.
Até mais e boas compras!
Autor: Fabiano Lucena
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