OUTUBRO ROSA – Os cuidados com a saúde da mulher em meio a pandemia

OUTUBRO ROSA – Os cuidados com a saúde da mulher em meio a pandemia

                O Outubro Rosa, traz em sua essência a atenção das mulheres com a sua própria saúde, bem estar feminino e a importância dos cuidados com o corpo.
                Ganhamos o título de ‘mulheres modernas’, alcançamos grandes feitos e temos voz alta e ativa em todos os assuntos. Atualmente dividimos nossas poucas 24 horas do dia entre família e carreira, sendo que em 2020 o tempo dedicado à si mesma, foi substituído pelas aulas on-line e home office.

Outubro Rosa
                Abandonamos temporariamente os exames médicos de rotina e agendamos horários rápidos em pesquisas de sintomas no google. O sacrifício em respeitar o isolamento social em tempos de crise de fato é um salvador de vidas. Mas, outros cuidados não podem ser deixados de lado. O mês de outubro chegou iluminado com seus tons de rosa para nos lembrar da importância com a saúde da mulher.

Câncer de Mama
                O câncer de mama é tão importante a ponto de ter um mês inteiro exclusivamente seu, que vem incansavelmente nos lembrar da seriedade do tema. Está no segundo lugar entre os tipos mais comuns no Brasil, e atinge anualmente cerca de 2 milhões de mulheres no mundo(*), sendo seguido de perto pelo câncer do colo do útero.

Mamografia e Autoexame
               O diagnóstico precoce, aumenta as chances de cura, por isso a importância da atenção ao próprio corpo. Acompanhamento médico regular, mamografia, e autoexame, ajudam na identificação de sinais, proporcionando um diagnostico rápido e maior sucesso nos tratamentos.
              O autoexame, é um método simples, para identificação de anormalidades. A partir do momento em que se conhece o próprio corpo, é mais fácil identificar os sinais. A mamografia realiza um exame não evasivo nos seios em busca interna por algo incomum na anatomia das mamas.  É importante ter em mente que quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura e mais simples será o tratamento.

Hábitos Saudáveis
              Especialistas recomendam o consumo de alimentos saudáveis, prática de atividades físicas, evitar álcool, tabaco ou hormônios sintéticos, como métodos que diminuem os riscos de desenvolvimento da doença.

              A saúde da mulher merece atenção em todas as idades e em todas as épocas do ano. Portanto, aproveite esta dica e procure seu médico. Cuide-se!


(*) Fonte: https://www.femama.org.br/site/br/noticia/o-cancer-de-mama-em-numeros

Autora: Flavia Alexandre – Recursos Humanos.