Precificação


Sabemos que precificar os produtos de uma loja, pode ser uma tarefa um tanto quanto árdua para o gestor executá-la.
Mas, antes de precificar um produto é preciso saber a diferença entre margem e markup. Pois, é através desses dois indicadores, que classificamos o porcentual que esperamos ganhar.


Qual  a diferença entre markup e margem de lucro?
  Markup: A referência para formação do preço é o custo.
  Margem de lucro: A referência será sempre o valor de venda.

A grande maioria dos gestores, por não saber a diferença entre os dois indicadores citados acima, acabam fazendo o cálculo de forma errônia, onde na maioria das vezes acham que estão ganhando um valor, e na realidade o retorno é outro bem abaixo do esperado.
   A situação piora um pouco mais, quando o empresário faz toda sua programação de precificação baseando-se no markup – acreditando ser esta a margem –, e por este motivo as contas acabam não “fechando” no final do mês .
     Recentemente realizamos uma pesquisa com alguns empresários, para entender o motivo de tanta diferença e o porquê dos valores no financeiro não fecharem. Para esta pesquisa foi utilizada a seguinte pergunta:

 
      Como você está precificando sua loja?
   Tivemos inúmeras respostas diferentes. Segue abaixo, as 4 mais respondidas:
    1- Precificação baseando-se no concorrente;
    2- Precificação pelo preço de custo, colocando o markup fixo;
    3- Precificação baseando-se pela compra
    4- Precificação pelo PMC para medicamentos, e margem fixa para perfumaria.

 Com base nas respostas adquiridas, surgiram os seguintes questionamentos:
E como está o financeiro da loja? Será que ele esta preparado para essa precificação? Qual a consequência da mesma?

Sabemos que no ramo Farma, o mercado – aqui entende-se principalmente a concorrência –  tem um peso muito grande em cima da precificação, e é determinante no momento de realizá-la. Pois, não adianta colocarmos o preço utilizando como métrica apenas o PMC, se o mercado ou região onde a loja está situada não levam em consideração a tabela da Cimed ou ABCFarma. E mediante este cenário, é preciso sermos coerentes e realizamos algumas análises antes de precificar, para que possamos passar uma imagem de ‘barateiro’, porém com lucro necessário para fechar a conta no final do mês.
    Segue abaixo alguns considerações na hora de precificar seu produto:

     1- O primeiro passo será, entender qual o valor e porcentual  das dispesas operacionas;
     2- Sempre avaliar o desconto geral e não querer ganha em todos os itens;
     3- Avaliar qual a necessecidade do produto, se é um item de imagem, beleza, de uso contínuo ou necessidade básica;
   4- Manter sempre atualizado a curva ABC, pois sua precificação deverá ser mais agressiva nos itens geradores de tráfego, e amena nos demais itens, para que aja um equilíbrio;
5- Trabalhar bem o processo de compra, tendo bons parceiros e efetuando cotações;
6- Fazer análise do mercado, para entender qual caminho tomar, sabendo que nem todos os itens será possivel cobrir, porém faz-se necessário ter uma estratégia para agir nesses casos.

Com isso, é possivel afirmar que mesmo sendo uma loja de pequeno ou médio porte, é possivel ter uma precificação eficaz e passar a imagem de barateira, porém mantendo uma margem saudável para garantir o lucro e saúde da empresa.

Carlos Campos: Consultor treinamentos.