Destravando a lucratividade da sua Farmácia

Destravando a lucratividade da sua Farmácia

Será que você realmente sabe qual o lucro da sua farmácia?

Ainda nos dias atuais é comum encontrarmos gestores que acham que controle financeiro é somente pagar boletos. Mas o controle financeiro é muito mais que isso, e para entender sobre os seus resultados e se a empresa esta apresentando lucro, o gestor precisa entender além das tradicionais contas a pagar e receber, interpretar o Fluxo de Caixa, ter um bom Plano de Contas, analisar DRE (Demonstrativo de resultado de exercício) entre outros indicadores.

Fazer a gestão do seu caixa, controlando a abertura, fechamento e descriminando as sangrias de forma correta, esse é o passo primordial em termos de controle.
Muitas vezes o dinheiro do caixa acaba sendo desviado do caminho correto, que seria tesouraria ou banco, causando falta de Capital de Giro.

Como saber qual o capital de giro ideal para o seu processo mensal?

 A partir do momento em que se trabalha Fluxo de caixa, facilmente o gestor conseguirá prever qual o valor necessário para fechar o caixa naquela data, semana ou mês. Pois, é comum encontrarmos situações, onde o empresário compra à vista e vende à prazo – tendo que financiar essa operação, – e em sua maioria, com um alto índice de inadimplência, gerando frustações ao final do mês, uma vez que, em tese a loja vendeu neste mês mais que no anterior, porém, por não ter controle, não sabe o destino aplicado ao dinheiro. Consequentemente, acaba também gerando um mal-estar entre o gestor e sua equipe, e geralmente isso ocorre por não ter uma metodologia, para entender como proceder mediante os indicadores.

Identificando esse cenário, separamos seis ações para destravar a lucratividade:

  1. Fazer controle do caixa (abertura, fechamento e sangrias);
  2. Fazer o lançamentos e baixa de todas as contas – à pagar ou receber – dentro do sistema;
  3. Analisar o DRE para saber como estão os indicadores de descontos, CMV, despesas e custos;
  4. Verificar diariamente o Fluxo de Caixa – antes de iniciar uma nova conta, – e saber se esta tendo caixa suficiente para cumprir com os pagamentos;
  5. Separar as instituições – pessoa física da jurídica;
  6. Planejar as ações do mês seguinte, como metas e ações para atingi-las.

Entre em contato com nosso setor de implantação e agende uma demonstração com nossos consultores, sobre as opções disponíveis no SysFar.

Autor : Carlos Campos , Consultor e Treinamentos.