Como aumentar suas vendas com a Sazonalidade?

Como aumentar suas vendas com a Sazonalidade?

Alguns tipos de estabelecimentos comerciais precisam lidar com a Sazonalidade, e usá-la a seu favor para alavancar as vendas de determinadas categorias.

Mas a sua farmácia está preparada para lidar com períodos diferentes, assim como suas demandas?

Isso é algo que todo dono de drogaria precisa saber, mesmo sendo um segmento mais padronizado uma farmácia pode ser totalmente diferente da outra, seja ela, farmácia de centro, bairro, próximo à litoral, etc.

Estações do ano: É o básico da sazonalidade. Pensar em preparar seu estoque para as estações do ano bem como promoções e campanhas de vendas baseadas em cada período é um fator indispensável, – desde a vitamina C (para a época do inverno) ao protetor solar (para o verão) –, você precisa pensar em como induzir a venda, já que a necessidade existe.

Férias: Principalmente no período de férias escolares, este é um período sazonal, e quem está no litoral ou em regiões de turismo tem um aumento significativo no movimento.

Datas comemorativas: Natal, Dia das Mães, Festa Junina e Carnaval, são algumas datas que mesmo se a sua drogaria não estiver situada em uma região de destino turístico, você poderá tirar proveito disso, trabalhando as campanhas de vendas focadas nas data específicas.

Veja algumas dicas de como trabalhar estas sazonalidades:

* Faça um calendário antecipado para o ano todo, prevendo as principais datas sazonais que terão no decorrer deste e deixe o calendário visível.

* Crie um planejamento para estas dadas, pensando o que pode fazer de campanhas, temática, produtos envolvidos, ações comerciais, divulgações, etc.

* Para não trabalhar no escuro, use as métricas dos períodos anteriores, pois isso vai te dar um norte de quais produtos tiveram maiores saídas nestes períodos.

* Trabalhe sua equipe. Campanha de vendas não possui efeito algum sem a equipe toda engajada, então treine todos para a ação que será iniciada.

Sazonalidade + Potencial de Consumo = Aumento de Vendas.

Fabiano Lucena:  Consultor comercial.