Como planejar a Black Week na sua Farmácia 2.
PREÇO BAIXO SIM!
BLACK FRAUDE NÃO!
Nada de aumentar os preços esta semana e reduzi-los semana que vem!
“Isso pode arruinar a reputação de sua loja”
Pensando de forma estratégica:
Defina qual redução da margem de lucro que está disposto a bancar nesta ação.
Foque na ação de precificação “extravagante” em itens de categorias diferentes. Lembre-se:
“O cérebro diante do caos estressa e não decide”.
Exemplo: Com toda linha de shampoo em promoção fica difícil decidir o que levar.
Focar em uma linha especifica, facilita a decisão do CLIENTE e canaliza seus esforços!
Fica a dica:
1. Produtos chave de categorias distintas,
2. Precificação “extravagante” preço de custo, de itens que são os geradores de tráfego e definidores de compra da categoria.
Exemplo: Ao invés de 30% de desconto em toda linha capilar, trabalhar com descontos progressivos na compra da linha de tratamento completa (shampoo, condicionador, creme de pentear etc) mínimo de 3 itens dando no máximo os 30%. Lembre-se, esta categoria mencionada irá crescer sua participação em benefícios e tratamento e não em número de unidades!
3. Promopacks são oportunidades de alavancar valores.
Exemplo: Na compra de 1 desodorante líder de mercado no valor de R$9,89.
Podemos trabalhar da seguinte forma; Comprando 6 unidades o valor unitário sai a R$7,49. (Preço da unidade no combo com 6 gerando o valor total R$44,95). Esta forma de promoção funciona muito bem em produtos de consumo rotineiro. O foco é gerar ao cliente a sensação de ganho em adquirir volume! Pequenas reduções não estimulam o consumo em volume. Lembre-se os clientes querem oportunidades e são extremamente impactados por ações de loja.
4. Dicas de produtos em diferentes categorias: Fralda, desodorante, leite em pó, shampoo, tinturas, sabonetes, solar(sazonalidade)
LAYOUT DO PDV
-IDENTIFICAÇÃO EXTERNA
Visual temático da Black Week, reforça a campanha da loja. Existe visual de cores que facilita o cliente entender que a sua loja faz parte desta ação. Uso de banners, bolas coloridas em preto e amarelo impulsionam e demostram ao CLIENTE que a loja está inserida na ação.
-IDENTIFICAÇÃO INTERNA
•Identifique com placas promocionais no tema da ação, bem como os produtos chave, e evite colocar placas promocionais em todos os produtos da loja. Lembre-se:
“ O CÉREBRO DIANTE DO CAOS ESTRESSA E NÃO DECIDE”
• Essas ações devem ser realizadas durante todo tempo de execução da promoção.
• Dê ênfase na execução de loja , trabalhe os itens chave em pontos extras, ilhas promocionais e não esqueça de ativar o ponto natural também, pois é nele que a execução da categoria acontece. Desta forma a correlação de produtos se dá de forma mais fácil para o CLIENTE.
• Lembre-se também de estimular o CLIENTE nos produtos correlacionados/agregados através da promoção.
Exemplo: Faça uma mega promoção em fralda, mas não deixe de explorar toda categoria através do estimulo que esta ação pode gerar.
• Ao passar a ação tudo voltará ao seu devido local.
FOCO NO RESULTADO, SUCESSO!
Autor: Rafael Lucena – Consultor Farma.
(27)99652-1589 – rafaellucenaconsultoria@gmail.com