Como planejar a Black Week na sua Farmácia 1.
- PLANEJE FORA DA CAIXA
Saia da zona de conforto!
Faça um upgrade e pense em sua ação de forma estratégica.
-Tático: Aumento de faturamento.
-Estratégico: Ações que irão expandir ticket médio, aumentar participação de uma categoria.
• Definições de METAS CLARAS, REAIS E COERENTES, tendo assim um planejamento eficaz para atingi-las.
– Com as promoções que preparei em minha ação, quanto quero agregar em meu ticket médio?
– Qual volume de venda que desejo para minha ação?
– Como ESTABELECER METAS?
Exemplo1: Analise valor de venda do mesmo período no ano passado e, mesmo período do mês passado. Com investimento em descontos e mídia, quanto quero agregar de faturamento em meu negócio?
Exemplo 2: Analise ticket médio ano passado, ticket médio da mesma semana mês passado. Qual valor pretendo agregar em meu ticket com o investimento realizado?
• Estabeleça e entregue as metas para sua equipe de vendas; metas globais e individuais são importantes. Envolva, motive sua equipe para este momento, eles são os principais responsáveis pela execução. Monitore o resultado durante toda ação compartilhe resultados diariamente (BLACK WEEK) e, ou por hora (BLACK FRIDAY).
– Foco no topo do funil de vendas.
Ações focadas não somente em clientes recorrentes, mas em NOVOS CLIENTES. Nesta semana os CLIENTES estão em busca das oportunidades, portanto este é um ótimo momento de aumentar sua base de clientes.
– Como?
Que tal agregar valor à sua venda de uma forma em que reforcem o posicionamento e os valores de sua empresa, e assim conquistando novos clientes?
FOCO NO RESULTADO, SUCESSO!
IDENTIFICAÇÃO EXTERNA
Visual temático da Black week, reforça a campanha da loja. Existe visual de cores que facilita o cliente entender que a sua loja faz parte desta ação. Uso de banners, bolas coloridas em preto e amarelo impulsionam e demostram ao CLIENTE que a loja está inserida na ação.
IDENTIFICAÇÃO INTERNA
•Identifique com placas promocionais no tema da ação, bem como os produtos chave. Evite colocar placas promocionais em todos os produtos da loja. Lembre-se:
“ O CÉREBRO DIANTE DO CAOS ESTRESSA E NÃO DECIDE”
• Essas ações devem ser realizadas durante todo tempo de execução da promoção.
• Dê ênfase na execução de loja, trabalhe os itens chaves em pontos extras, ilhas promocionais e não esqueça de ativar o ponto natural também, pois é nele que a execução da categoria acontece. Desta forma a correlação de produtos se dá de forma mais fácil para o CLIENTE.
• Lembre-se também de estimular o CLIENTE nos produtos correlacionados através da promoção.
Exemplo: Mega promoção em fralda, mas não deixe de explorar toda categoria através do estimulo que esta ação pode gerar.
• Ao passar a ação tudo voltará para seu devido local.
FOCO NO RESULTADO, SUCESSO!
Autor: Rafael Lucena – Consultor Farma
(27)99652-1589 – rafaellucenaconsultoria@gmail.com