Desafios tecnológicos para drogarias do futuro.
Você criou uma identificação digital da drogaria?
Sabemos que o consumidor usa cada vez mais as plataformas digitais para interagir com as lojas, pesquisar preços, consultar a qualificação do estabelecimento e pontuação do atendimento, ou seja, eles sabem muito bem usar a tecnologia a seu favor, mesmo que a maior parte dos gestores do ramo não pensem desta forma, é de grande importância mudar esse conceito.
Citamos abaixo algumas plataformas para criar essa identificação digital da sua drogaria:
– Facebook/Instagram
Sim, tenha perfis nestas redes sociais, use-as para divulgar
seu atendimento, promoções e produtos, como suplemento alimentar, vitaminas,
perfumaria etc.
Se possível, escreva algum conteúdo também, com temas sobre saúde, bem estar,
tratamentos etc. Mas lembre-se, caso pegue informações de outros canais, dê os
créditos ao final do texto, para não ser caracterizado plágio. Dê preferência a
textos de sua própria autoria, assim não correrá o risco de plagiar.
– E-commerce
Montar uma loja virtual requer planejamento, se você tem essa intenção pesquise qual é o real foco do site. Um exemplo é vender produtos específicos, como ortopédicos, vitaminas, dermocosméticos, etc. Lembrando que no mundo digital a concorrência é gigante, então defina uma estratégia de marketing.
Vender pelo whatsapp se tornou rotina nas drogarias, muitas vezes os clientes nem ligam mais na farmácia. O grande problema é organizar isso, mas para solucionar, o Whatsapp lançou uma versão do seu app para negócios, o Whatsapp Business, aplicativo com recursos específicos para comércio.
– Youtube
Essa é a segunda plataforma mais acessada no Brasil, estando atrás apenas do Facebook, porém, pesquisas apontam que ele tende a superar seu concorrente em breve. Ter um canal no Youtube pode ser um grande diferencial, não apenas para propagandas, mas também para treinamentos, dicas de como tomar certos medicamentos, cuidados com a saúde etc.
É o site mais acessado em todo o mundo. Ele possui diversos recursos, dentre eles, o ranqueamento do seu site, excelente para impulsionar suas vendas. O básico, e que não custa nada, é divulgar o endereço de sua farmácia junto a uma foto do estabelecimento, assim o cliente o encontrará mais facilmente. Caso queira avançar mais nessa plataforma, o ideal é contratar uma empresa de marketing ou um especialista nessa área.
Segundo a HootSuite, plataforma que avalia o crescimento digital em vários países, em 2019 cerca de 70% da população brasileira tem acesso a algum tipo de mídia social, e esse número só cresce. Diante desses dados, é de suma importância que qualquer empresa hoje, tenha algum tipo de conteúdo nas redes, isso ajuda a vender mais e a ser mais reconhecido no mercado. Hoje isso não se trata mais de algo inovador, mas essencial.
Autor: Fabiano Lucena – Gestão comercial.