Balconista Vendedor ou Balconista Atendente?
Quantas vezes você foi até uma loja e, ao fazer uma pergunta, o balconista respondeu de forma curta e breve? Em casos assim, se o cliente não encontra o produto, ele vai embora; e se encontra, quer sair o mais rápido possível, pois não criou simpatia pelo vendedor. Mesmo o funcionário sendo um balconista, ele não deixa de ser um vendedor. Para obter um melhor atendimento, é necessário ter alguns conhecimentos básicos sobre vendas, como podemos observar logo abaixo:
Gostar de gente
Se você trabalha com gente, é preciso gostar de gente. Parece simples, mas não é, seja para uma cabeleireira, açougueiro, atendente de telemarketing ou até mesmo dentro de uma empresa, é necessário lidar bem com as pessoas, tanto com seus clientes quanto com seus amigos. Estar preparado para ouvir opiniões diferentes da sua, ser gentil e educado sempre.
Ouvir
O primeiro passo para criar empatia é ouvir, e isso para um vendedor é essencial, principalmente para um balconista de farmácia. Diversas vezes já escutamos um balconista orientando corretamente o cliente a tomar o medicamento, já que pode acontecer do médico não saber que determinado medicamento daria reação com outro que ele já tomava. E isso advém do balconista ouvir o cliente, entender e se importar com ele. É por isso que muitos clientes têm seu atendente preferido.
Sutileza
Sim, ao oferecer um produto é preciso sutileza, dessa forma o cliente não vai achar que você está “empurrando” o produto para ele. Um exemplo é vender uma tintura de cabelo e perguntar ao cliente se ela usa um shampoo específico para manter a coloração, certamente o cliente vai pensar a respeito, e você tendo o produto é bem provável que ele compre.
Foco e Contato visual
Se seu cliente está na sua frente, olhe nos olhos dele, dê atenção e nunca mexa no celular enquanto conversa com ele, pois isso pode demonstrar uma falta de interesse e preocupação com o que ele deseja. O foco deve estar totalmente direcionado para o atendimento.
Expressão facial
A expressão facial deve ser sempre positiva, independente de problemas ou de um mau dia, deve-se ser profissional e entender que o cliente está ali para ser bem atendimento sempre. Lembre-se de manter um sorriso no rosto, todos gostam de pessoas positivas por perto.
Timing e Ritmo
Isso é fundamental para criar um laço inicial com o cliente. Se seu cliente fala rápido, fale um pouco mais rápido; se ele está com pressa, seja um pouco mais ágil; se ele gosta de conversar, converse com ele. Desta forma o cliente vai achar você mais parecido com ele, e com certeza vai ouvir e comprar o que você está vendendo.
Muitas coisas acontecem enquanto uma pessoa interage com a outra, um bom vendedor capta todas essas informações, processa e usa a seu favor, não apenas para vender, mas também para tornar o cliente seu maior vendedor e marqueteiro, dando indicações para familiares e amigos. Ou você nunca ouviu a frase: “vai lá, mas procura por fulano(a)!”
Se você se interessou pelo assunto, procure saber mais sobre Rapport, um conjunto de técnicas que abre sua mente para conhecer melhor a pessoa com quem você interage, criando uma ligação de sintonia e empatia.
Autor: Fabiano Lucena – Gestão comercial